quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sarrabulho (receita tradicional da região do Minho - Portugal)

Ingredientes ( 8 pessoas):

- Arroz  ( +/- 400g )
- Miudos de porco (pulmão 1/2, coração 1/2, figado 0,5kg, lingua do porco)
- Peito de frango ( 1 )
- Carne de porco ( 150g )
- Alho ( 2 cabeças )
- Salsa ( 1 raminho )
- Louro ( 5 folhas )
- Cominhos ( qb )
- Pimenta ( qb )
- Pimentão doce ( qb )
- Sal ( qb )
- Azeite ( qb )
- Limão ( 1 )
- Vinho branco  ( 1 copo médio )
- Sangue de porco fresco
- Polpa de tomate ( qb )
- Batatas para fritar em cubos ( qb )
- Carne de porco para rojões  ( 1kg )
- Belouras ( especialidade feita com farinha de milho, farinha de trigo, gorduras de porco, sangue de -porco temperadas com sal, pimenta e cominhos )
- Chouriças "de verde" (próprias para o sarrabulho, 2 pequenas )
- Farinheira ( especialidade feita com farinha de milho temperada com sal, pimenta e cominhos e tripa de porco )

Nota: Peça no seu talho 1 osso de porco para sarrabulho

Preparação:

Coloque uma panela com água ao lume e coza aí os miudos de porco, o peito de frango, as 150g de carne de porco (e o osso de porco se o conseguiu arranjar no seu talho). Tempere com 1+1/2 cabeça de alho "estalado" e descascado, salsa, 4 folhas de louro, cominhos a gosto, pimenta  e sal a gosto.
Entretanto faça os rojões; corte a carne de porco aos bocados, coloque numa panela e tempere com o
restante alho, picado, sal, pimenta e cominhos a gosto, pimentão doce uma pitada, um pouco de polpa de tomate e o vinho branco. Deixe cozinhar em lume brando.
Verifique se as carnes estão cozidas e retire a carne de porco e o frango, deixe arrefecer e desfie estas carnes. Retire os muidos de porco corte em fatias e reserve.
Entretanto coza as chouriças de sarrabulho. Corte em fatias  as belouras, as farinheiras e uma das chouriças de sarrabulho e frite em óleo bem quente, coloque encima de papel absorvente para retirar o excesso de gordura e reserve.
Na água em que cozeu as carnes retire com uma escumadeira os temperos (louro, salsa e o alho), junte as carnes desfiadas e o arroz, mexa e deixe ferver cerca de 15 minutos. Junte o sangue de porco sempre a mexer com uma colher, deixe ferver cerca de 5 minutos, retifique os temperos. Desligue o lume, esprema o sumo de um limão junte ao arroz e mexa bem. Sirva quente. Frite as batatas, 
verifique a cozedura dos rojões e os temperos. Sirva os mesmos com as carnes fatiadas, as que fritou, a chouriça cozida.

Nota: Também se servem os rojões com algumas batatas fritas, cortadas aos cubos, ou com castanhas. Ambas as opções são ótimas e combinam muito bem, fica ao gosto da pessoa.




Sem comentários:

Enviar um comentário