sexta-feira, 10 de julho de 2015

Bacalhau no forno com puré e legumes salteados

Ingredientes (4 pessoas):

- Bacalhau  demolhado ( 4 postas )
- Cebolas ( 2 grandes )
- Alho ( 8 dentes )
- Louro ( 1 folha )
- Batatas ( 12 grandes )
- Ovo ( 2 )
- Manteiga  ( 1 colher de sopa )
- Noz-moscada ( qb )
- Pimenta ( qb )
- Leite ( 2 copos )
- Sumo de 1 limão
- Azeite ( qb )
- Sal ( qb )
- Legumes a gosto (couve, grelos,nabichas...)

Prepararão:

Coloque uma panela com água, 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho estalados e um fio de azeite. Deixe ferver. Acrescente o bacalhau, deixe levantar fervura e retire. Coloque o bacalhau a escorrer. Coza as batatas descascadas na água em que ferveu o bacalhau, retifique o sal.
Entretanto corte os legumes à juliana, lave-os bem,escorra-os e coza-os numa panela com água, sal e um fio de azeite. Deixe ferver durante +/- 5 minutos. Retire e escorra-os bem. Coloque numa panela azeite e 2 dentes de alho picados, deixe alourar e acrescente os legumes, mexa e deixe apurar com o lume no mínimo.
Quando as batatas estiverem cozidas, passa-as por um pace-vite e faça o puré. Junte a manteiga, pimenta, a noz-moscada a gosto, os ovos inteiros, o leite e mexa bem, por fim junte o sumo de limão e leve ao lume durante uns minutos, mexendo sempre, o puré deve ficar com uma consistência para moldar.
Entretanto corte a cebola (toda) em meias luas, junte o alho picado, a folha de louro, acrescente o azeite e leve ao lume. Deixe alourar a cebola e tempere com uma pitada de pimenta.
Num tabuleiro de ir ao forno coloque metade do molho anterior no fundo, disponha o bacalhau com a pele para cima, à volta coloque o puré (use um saco de pasteleiro ou então disponha o mesmo com uma colher e trabalhe com um garfo de forma a imitar os feitios da boquilha do saco de pasteleiro), regue com o resto do molho. Leve ao forno para gratinar. sirva com os legumes salteados.




Sem comentários:

Enviar um comentário